Tópico de hoje: Movimentos sociais e seus impactos na comunicação virtual.
Se ouve muito dizer que os jovens de hoje não são como antigamente. Que a luta por um ideal só acontecia na ditadura, no máximo nas diretas já. De fato, não se é como antigamente. Hoje as pessoas se manifestam virtualmente. Seja por blogs, orkut, msn, twitter, se é pra falar que seja na rede. Isso porque o alcance é maior, a disseminação é mais rápida e todo mundo que tem opinião pode expor pra quem quiser ler, ver ou ouvir, conclamando quem tem ideias parecidas a se manifestar.
Será por isso mesmo? Ou porque é muito mais simples criar uma hashtag mundial no Twitter de #forasarneydo que sair às ruas, com a cara pintada empunhando faixas de protestos e entoando gritos de revolta? Como fazer com que esse tipo de movimento tenha algum efeito real?
O maior desafio é esse, fazer com que a mobilização saia da esfera virtual e se torne uma ação concreta por parte dos envolvidos. Isso ainda parece um pouco distante, mas se pensarmos que um flashmob consegue atrair tanta gente (como o zombie walk ou aquele da guerra de travesseiros), não é impossível imaginar que causas sociais que visam melhorias na sociedade possam ocorrer.
O que de fato interessa nas mobilizações virtuais é qual o efeito real que elas têm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário